Adotar um cardápio saudável e equilibrado é indispensável em qualquer idade. Para os idosos, no entanto, a atenção com a dieta deve ser redobrada, afinal, os alimentos são os principais responsáveis por garantir um envelhecimento com boa qualidade de vida.
O grande problema é que alguns fatores relacionados à terceira idade — dificuldade de mastigação, diminuição do olfato e alterações gastrointestinais, por exemplo — podem prejudicar o prazer em se alimentar. Cabe a família, portanto, ajudar nesse processo.
Foi pensando nisso que escrevemos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre a alimentação dos idosos. Você vai descobrir quais são os nutrientes essenciais e entender o que fazer quando um parente querido não quer comer. Acompanhe conosco!
Mas afinal, como deve ser a alimentação dos idosos?
Assim como qualquer pessoa, os idosos precisam de uma dieta adequada às suas necessidades pessoais. Por isso, sempre que possível, é fundamental procurar ajuda de um nutricionista.
Isso ocorre porque cada pessoa tem as suas particularidades e isso deve ser levado em consideração no momento de montar o cardápio ideal. Por exemplo: de maneira geral, a gordura é uma substância que não é recomendada para os idosos, já que ela pode possibilitar o aparecimento de doenças cardiovasculares, como o infarto e o AVC.
Por outro lado, a restrição de gorduras não é indicada para aquelas pessoas que apresentam baixo peso ou pouco apetite. Isso porque, nessas situações, a adição de alimentos um pouco gordurosos — desde que não seja em excesso — é uma forma de aumentar o valor enérgico das refeições, o que ajuda o idoso a ganhar peso e ficar mais forte.