Como é feito o diagnóstico de TDL?
Em geral, os pais ou algumas pessoas próximas percebem que a criança está demorando para começar a falar, ou fala muito enrolado. Também, podem perceber que ela parece não compreender totalmente o que foi falado.
A busca por um diagnóstico envolve uma equipe multidisciplinar composta por neuropediatra, fonoaudiólogo, psicólogo e otorrinolaringologista. Esta avaliação é importante para que sejam investigadas as diversas e possíveis causas para o atraso na fala.
O neuropediatra avaliará o neurodesenvolvimento da criança e deverá solicitar diversos exames, para saber se existem problemas físicos ou neurológicos. O otorrino também solicitará exames e testes específicos, assim como o psicólogo.
O TDL é confirmado se houver exclusão de todas as outras condições relacionadas ao desenvolvimento atípico e tardio da linguagem. Como todo o processo de avaliação da criança pode demorar, o diagnóstico de TDL raramente é fechado antes dos 4 anos.
Importante!
Não é preciso esperar que a criança tenha o diagnóstico fechado para começar as terapias. Assim que for detectado o atraso já devem ser iniciadas as intervenções.