O TDL já foi conhecido pelo nome de Distúrbio Específico de Linguagem (DEL). Porém, essa nomenclatura caiu em desuso em 2017 devido a um consenso internacional e foi adotado o nome Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL). Pretendemos por meio desta série de posts, conversar brevemente sobre essa condição ainda pouco conhecida, embora atinja cerca de 7% das crianças.
Mas o que é linguagem?
O conceito de linguagem é mais abrangente do que apenas falar e escutar. Ele se refere ao conjunto de recursos que utilizamos para expressar pensamentos, sentimentos, ideias e opiniões, através de gestos, expressões faciais e palavras. E também à habilidade de interpretar e responder de maneira correta as informações auditivas e visuais recebidas.
A linguagem pode ser verbal e não verbal.
A primeira, é a expressão através da fala e da escrita. Dominar essa habilidade é fundamental para o desenvolvimento psíquico, social e cognitivo do indivíduo.
Já a linguagem não verbal pode ser representada por gestos, expressões, sinais, movimentos, entre outros.
O desenvolvimento da linguagem é um processo natural durante a infância que pode e deve ser estimulado. Conversar, passear, oferecer experiências sensoriais são exemplos de atividades que favorecem a interação da criança com o mundo. Sabemos como a criança está se saindo em cada etapa, através da observação que ela entende e como responde.
A seguir, uma tabela de marcos do desenvolvimento da linguagem infantil.
Tabela de Desenvolvimento de Linguagem