A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, que afeta principalmente os pulmões. É considerada uma doença contagiosa.
Causas
A tuberculose é causada por uma bactéria do tipo bacilo, chamada Mycobacterium tuberculosis. A transmissão ocorre pelo ar.
Existem variações do bacilo Mycobacterium tuberculosis capazes de contaminar bovinos, aves e humanos. Nos casos em que o bacilo se aloja no gado, a transmissão pode ocorrer no consumo de carne, leite ou derivados (mas é menos comum do que a transmissão entre humanos, e apresenta sintomas de tuberculose extrapulmonar).
Sintomas
Tosse seca e persistente
Cansaço excessivo;
Palidez;
Febre baixa, principalmente no fim da tarde;
Suor noturno excessivo;
Emagrecimento acentuado acompanhado de falta de apetite;
Fraqueza;
Rouquidão.
Quadros avançados de tuberculose podem apresentar dificuldade para respirar, hemorragia dos pulmões, dor torácica, acúmulo de pus na pleura (revestimento do pulmão) e até evoluir para um colapso do pulmão.
Tratamento
O tratamento para tuberculose é feito com antibióticos específicos. O tratamento costuma durar por cerca de 6 meses – podendo, nos casos mais graves, ir além dos 12 meses.
Prevenção
A principal medida preventiva contra a tuberculose é a vacinação. A vacina BCG é aplicada logo no primeiro mês de vida da criança, oferecendo imunidade contra a doença.
Existe também a opção da quimioprofilaxia, que se trata da prevenção por meio da administração de medicamentos durante 6 meses. As pessoas medicadas não se encontram doentes, mas são consideradas um grupo de alto risco de infecção. Isso porque a tuberculose é uma doença bastante ligada às condições de vida suscetíveis ao contato com a bactéria.