A maior parte dos pacientes com Síndrome de Down irão apresentar em algum momento da sua vida comprometimento na sua saúde mental e alterações neurológicas. Conheça as mais comuns conforme cada faixa etária:
Recém nascidos e infância:
- Hipotonia muscular: presente já intra útero e ocasionando atraso motor em 80% dos pacientes com Síndrome de Down. Nestes casos é necessário programas de reabilitação e estimulação para alcançar os marcos do desenvolvimento.
- Instabilidade nas 1as vertebras cervicais: causando aumento dos reflexos e piora na marcha.
- Deficiência intelectual: é uma das principais causas de déficit cognitivo na infância, e ocasiona atraso nos marcos do desenvolvimento neuropsicomotor e compromete as habilidades escolares.
- Epilepsia: pode estar presente em até 9% dos casos, e entre elas vale ressaltar a síndrome de West (atraso no desenvolvimento, espasmos musculares, alteração eletroencefalográfica) que requer tratamento precoce.
- Transtorno do espectro autista: neste os pacientes apresentam além do atraso, comprometimento mais acentuado nas áreas da linguagem e da interação social.
- Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): quadro de desatenção, e ou hiperatividade e impulsividade, ocasionando prejuízos nas habilidades escolares e nas relações pessoais.
- Distúrbio do sono: sendo os mais frequentes o terror noturno (gritos e choros a noite, sem lembrança do ocorrido no dia seguinte), insônia (dificuldade para iniciar e ou manter o sono), solilóquio (falar enquanto dorme), bruxismo (ranger e ou apertar os dentes e pode ocorrer durante o dia também).
- Transtorno opositor desafiador: comportamentos desafiantes, negativistas e desobedientes, principalmente diante figuras de autoridade.
Infância e adolescência:
- TDAH.
- Epilepsia.
- Parassonia: distúrbios do sono.
- Transtorno obsessivo compulsivo: caracterizado por comportamentos e pensamentos rígidos e repetitivos.
- Ansiedade: mais comum em pacientes com síndrome de Down, caracterizada por preocupação intensa, excessiva e persistente e medo de situações cotidianas.
- Depressão: retraimento, incapacidade em realizar mesmos as atividades que gostam.
Adultos:
- Ansiedade.
- Depressão.
- Parassonias.
- Declínio cognitivo: mais precoce entre 4 e 5 décadas de vida.
Caso seu familiar com Síndrome de Down apresente alguns desses sintomas vale agendar uma consulta com um neurologista.