Sim!! Já na primeira infância, a criança “finge” que lê, realiza a pseudoleitura, contando histórias por meio das ilustrações. É de extrema importância que adultos e crianças mais velhas leiam histórias para as crianças mais novas. E assim a leitura vai se desenvolvendo, passando pela segunda infância até por volta dos 6 anos de idade. Na pré-escola, a criança aprende a decodificar - relação os sons e as letras impressas (palavra escrita/palavra falada).
📖 Entre o 1º e o 2º ano, a criança lê textos simples, com fluência crescente, já é um pequeno leitor em processo, consolidando aos poucos o princípio da decodificação e ampliando cada vez mais o seu vocabulário.
📖 Do 3º ao 9º ano, a leitura é para aprender novas ideias, adquirir informações, conhecimentos e experimentar sentimentos e emoções.
📖 No Ensino Médio, o aluno lê textos mais complexos que apresenta uma variedade de diferentes pontos de vista. O aprendiz precisa ler e estudar uma variedade de assuntos nas diferentes disciplinas.
Conhecer as fases do desenvolvimento da leitura é imprescindível para os pais estimularem seus filhos desde muito pequenos em casa. Para a escola, inclusive atuando preventivamente nas dificuldades de aprendizagem da leitura, além de respeitar que cada etapa é um processo de construção.