Qual profissional devo procurar?
O ideal é que todo diabético consulte um oftalmologista anualmente.
Complicações
As complicações da retinopatia diabética incluem sérios problemas de visão:
Hemorragia vítrea
Os novos vasos sanguíneos podem sangrar na substância clara e gelatinosa que preenche o centro do olho. Se a quantidade de sangramento for pequena, é possível enxergar apenas algumas manchas escuras flutuantes na visão. Em casos mais graves, o sangue pode preencher a cavidade vítrea e bloquear completamente a visão.
A hemorragia vítrea por si só não causa perda permanente da visão, visto que o sangue geralmente desaparece do olho dentro de algumas semanas ou meses. Assim, a menos que a retina esteja danificada, a visão pode retornar à sua clareza anterior.
Descolamento de retina
Os vasos sanguíneos anormais associados à retinopatia diabética estimulam o crescimento do tecido cicatricial, o que pode afastar a retina da parte posterior do olho. Esse fato pode causar manchas flutuantes na visão, flashes de luz ou perda severa da visão.
Glaucoma
Novos vasos sanguíneos podem crescer na parte frontal do olho e interferir no fluxo normal do fluido para fora do olho, causando mudança na pressão, conhecida por glaucoma. Essa pressão pode danificar o nervo óptico, que transporta as imagens do olho para o cérebro.
Retinopatia diabética pode causar cegueira?
Sim. Por isso, o controle rigoroso da glicemia e a avaliação oftalmológica anual são extremamente importantes.
A doença pode ser diagnosticada em um exame de rotina, sem apresentar qualquer sintoma, ou com avanço da doença, desde uma leve turvação na visão, até cegueira irreversível, em estágios mais avançados.
Prognóstico
Depende inteiramente do estágio em que se encontra o quadro da retinopatia. Ou seja, quanto mais avançado, pior o prognóstico.
Prevenção
A melhor forma de prevenir a retinopatia diabética é efetuar o controle dos índices glicêmicos e da pressão arterial, com acompanhamento multidisciplinar, e exames oftalmológicos de rotina, principalmente os que avaliam o fundo do olho.
Alguns hábitos que auxiliam no controle do diabetes são:
- Manter uma alimentação saudável
- Praticar atividades físicas
- Tomar medicamentos ou insulina conforme orientação médica
- Monitorar nível de açúcar no sangue
- Manter pressão e colesterol sob controle
- Evitar fumar
Lembre-se: o diabetes não leva necessariamente à perda de visão, desde que controlado.