Após um AVC, a pessoa precisa fazer uma série de processos de reabilitação, para acelerar a recuperação e diminuir as sequelas. As principais formas de reabilitação são:
Fisioterapia: a fisioterapia ajuda a fortalecer os músculos, para que a pessoa consiga recuperar ou manter os movimentos do corpo, melhorando a sua qualidade de vida. Veja como é feita a fisioterapia após um AVC.
Terapia ocupacional: é uma área que ajuda o paciente e a família a encontrar estratégias para diminuir efeitos das sequelas do AVC no dia-a-dia, através de exercícios, adaptação da casa, banheiro, além de atividades para melhorar o raciocínio e movimentos;
Fonoaudiologia: este tipo de terapia ajuda a recuperar a fala e a deglutição dos pacientes que tiveram esta área afetada pelo AVC;
Nutrição: após um AVC, é importante que a pessoa tenha uma dieta balanceada e rica em vitaminas e minerais que nutrem o copo e de forma saudável, para evitar uma desnutrição ou um novo AVC. Em alguns casos em que é necessário o uso de sonda para se alimentar, o nutricionista irá calcular a quantidade exata de alimento e ensinar como preparar.
O apoio da família é fundamental neste período de recuperação de um AVC, tanto para ajudar em atividades que a pessoa já não consegue realizar, como para suporte emocional, já que algumas limitações podem ser frustrantes e causar sensação de impotência e tristeza.