Tem como saber quando procurar um psicopedagogo? Existe um momento exato para agendar uma consulta? Como saber se o meu filho precisa mesmo de ajuda psicológica ou psicopedagógica? Será que não é só uma fase?
Esses questionamentos podem assombrar muitas famílias, mas não é preciso ficar ansioso acerca da capacidade de aprender ou do nível de inteligência dos filhos. Muitas das dificuldades podem ser corrigidas ou suavizadas mediante tratamento psicopedagógico.
Quando procurar um psicopedagogo?
O psicopedagogo é o psicólogo com especialização em psicopedagogia, área que engloba conhecimentos da pedagogia e da psicologia. Atua na identificação e no tratamento de transtornos que interferem no processo de aprendizagem de seus pacientes.
Muitos pais se perguntam quando procurar um psicopedagogo, afinal, como saber se os problemas em aprender apresentados pelo filho são de fato graves?
Quando se trata de transtornos mentais ou condições neurológicas, a resposta é sempre “o mais cedo possível”. Assim que os pais identificarem desafios recorrentes no processo de aprendizagem dos filhos, já podem buscar este profissional.
A informação sobre transtornos de aprendizagem, contudo, não costuma chegar facilmente até os pais. Em virtude disso, é necessário adquirir conhecimento sobre esses problemas.
Quais são os principais transtornos de aprendizagem?
Os transtornos de aprendizagem são condições que afetam o processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. Eles costumam se manifestar logo na infância e correspondem às seguintes condições:
- discalculia: dificuldade em fazer cálculos;
- dislexia: dificuldade em ler, compreender e identificar letras e palavras;
- disgrafia: dificuldade em escrever e identificar letras e palavras, além da redução das habilidades motoras da criança;
- transtorno de aprendizagem não-verbal (TANV): caracterizado pela redução das aptidões verbais e motoras. A criança tem dificuldade para interpretar sinais não-verbais, como linguagem corporal e expressões faciais;
- transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): dificuldade de concentração e comportamento hiperativo. Não é considerado um transtorno de aprendizagem, mas torna o processo de aprender muito desafiador; e
- transtorno do espectro autista (TEA): também não é uma condição associada diretamente ao aprendizado, mas afeta a capacidade de aprender.
Para os pais, pode ser difícil admitir que o filho possui uma dificuldade grave para aprender. Quando um casal tem um filho, idealiza os melhores cenários e oportunidades para ele. Mas, a relutância em aceitar a realidade prejudica ainda mais a criança.
O diagnóstico deve ser feito precocemente para não afetar o desenvolvimento cognitivo e o aproveitamento escolar do filho. Em alguns casos, os sintomas passam despercebidos, sendo atribuídos à personalidade da criança, e causam sofrimento quando ela atinge idades mais avançadas.
Então, quanto mais cedo os pais procurarem um psicopedagogo para avaliar o comportamento do filho, mais eficaz será o tratamento.