O psicopedagogo é procurado para sanar dificuldades relacionadas à aprendizagem. Por estarem em idade escolar, crianças são os pacientes mais comuns desse profissional. Mais e mais pais preocupados levam os seus filhos às consultas para sanar ou prevenir interferências prejudiciais no processo de aprendizagem.
Com as mudanças constantes na maneira de ensinar, incluindo cada vez mais aplicativos e ferramentas tecnológicas, alunos podem ter dificuldade para assimilar o conteúdo.
Além disso, aspectos intrínsecos da sociedade atual, como o estresse, os estímulos incansáveis das redes sociais e o excesso de cobrança, também acabam interferindo na absorção de informação.
Para pontuar com precisão a influência desses e outros elementos na capacidade de aprender dos estudantes, sejam crianças, adolescentes ou adultos, é necessário fazer uma avaliação psicopedagógica com este profissional da saúde mental.
O foco desse profissional é desvendar o processo de aprendizagem humana para corrigir déficits e dificuldades de reter informação.
Esse processo é influenciado por uma diversidade de fatores: ambientais, cognitivos, emocionais e afetivos – uma mistura de elementos internos e externos. Quaisquer interferências podem perturbar a maneira como as pessoas retém conhecimento.
Quando sinais de interferência na aprendizagem forem notados, já é possível buscar um psicopedagogo.
Embora esses profissionais estejam associados predominantemente às crianças e adolescentes, adultos também podem precisar de avaliação psicopedagógica. Quando os problemas para aprender não são notados e/ou tratados na infância, eles tendem a se alastrar para a adolescência e, consequentemente, a vida adulta.