Na maioria dos casos, o exame auditivo ajuda a identificar se o paciente precisa fazer uso do aparelho auditivo ou não. Se necessário usar um equipamento de auxílio, o exame também vai apontar o tipo de aparelho mais adequado ao paciente.
Além disso, a audiometria também ajuda a levantar o diagnóstico e o prognóstico, tendo em vista que muitos fatores podem contribuir para a perda auditiva. Dessa forma, é possível sugerir medidas preventivas para evitar o agravamento da irregularidade.
O ideal é fazer o exame auditivo, pelo menos, uma vez por ano. Com esse monitoramento, será possível identificar eventuais problemas e iniciar o tratamento imediatamente. Como a perda de audição é um problema silencioso, a maioria das pessoas não percebem que precisam de ajuda. Por isso, o check-up é fundamental.
Por que as pessoas não fazem esse tipo de exame?
A maioria das pessoas acreditam não ter problemas de audição e, por isso, não procuram realizar exames preventivos e nem se consultam com um fonoaudiólogo para um acompanhamento mais detalhado.
Outras, por sua vez, até percebem que enfrentam algumas dificuldades para ouvir, mas não procuram ajuda profissional por medo do diagnóstico. No entanto, essas questões precisam ser deixadas de lado para que o paciente tenha a oportunidade de tratar a doença e, se possível, reverter seu quadro.
Como o exame previne ou identifica precocemente problemas auditivos?
Como a audição é medida em decibéis, o especialista conseguirá identificar exatamente qual é o grau de perda auditiva do paciente e, assim, conseguirá indicar o melhor tratamento.
A identificação precoce da deficiência é muito importante para que o paciente não perca sua qualidade de vida e continue realizando suas atividades diárias sem a ajuda de terceiros. Ao identificar a perda de audição, o profissional logo indicará o aparelho ideal e fará o acompanhamento necessário para adaptar a regulagem, volume e condições do aparelho para que o paciente tenha uma vida mais normal possível.
Agora você não tem mais dúvidas sobre a importância do exame auditivo, certo? Então, nada de ficar esperando as dificuldades de ouvir, para só então procurar um fonoaudiólogo. Escolha um profissional de sua confiança e realize esse check-up para garantir que tudo está bem com a sua saúde!