Os ouvidos são partes do nosso corpo que muitas vezes são negligenciadas. Muitas pessoas se esquecem de que eles são responsáveis por um dos sentidos essenciais para manutenção da nossa qualidade de vida: a audição.
Devemos estar atentos à saúde dos ouvidos para não prejudicar a capacidade de escutar o mundo ao nosso redor. E não é só a partir da terceira idade que devemos adotar cuidados. É preciso, desde sempre, zelar pela boa audição.
Neste texto vamos falar sobre as principais cuidados com a audição que todos devem praticar. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe!
Evite volumes muito altos
A Sociedade Brasileira de Otologia (SOB) realizou um estudo com 68 jovens em São Paulo, concluindo que apenas 14 deles escutam música com volume mais baixo do que 85 decibéis (dB), valor que é considerado seguro para os ouvidos.
Os valores médios ficaram entre 92 dB e 109 dB. Uma furadeira utilizada em construção, por exemplo, atinge volume de até 105 dB. Além disso, os alunos que participaram do levantamento passam até 4 horas diárias com os fones de ouvido, tempo avaliado como excessivo.
Tudo isso pode provocar consequências graves, chegando até a perda auditiva precoce. É preciso associar nossos hábitos e atividades com formas de proteger a saúde dos nossos ouvidos. Para isso, fique sempre atento a estas dicas:
- não escute música nem televisão em volumes muito altos. Isso pode prejudicar, e muito, a sua audição no futuro;
- em caso de não saber como graduar o volume dos aparelhos, tente não ultrapassar a metade de seu volume mais alto;
- busque o silêncio pelo máximo de tempo possível, procurando descansar os seus ouvidos com períodos sem o uso de fones, por exemplo;
- nunca deixe que as pessoas ao redor consigam escutar o som dos seus fones. Se isso acontece com frequência, você está ouvindo em volumes muito altos;
- limite o tempo de uso dos fones de ouvido, já que o período submetido a sons muito altos também pode provocar problemas. Quanto maior o volume que você escuta, menor deve ser o tempo de exposição;
- não utilize fones em ambientes muito barulhentos, assim você evita aumentar o volume excessivamente;
- use e abuse dos protetores auriculares, eles criam uma barreira acústica que evita o desgaste e a perda auditiva precoce.