Tem dúvidas de quantas vezes e por quais motivos deve levar seu filho para uma consulta com o Pediatra? A primeira resposta básica é: não descuide um segundo da saúde da pessoa mais importante de sua vida!
Vamos a uma pequena orientação de como proceder:
Bebê: depois de nascer, a primeira consulta deve ser aos 10 dias de vida. A segunda, quando completar 1 mês e até que o bebê faça 1 ano, leve-o todos os meses para se consultar com o Pediatra.
Crianças pequenas: depois de 1 ano, os intervalos entre as consultas pode ser ampliado para cada 3 meses. Se levou quando completou 1 ano, leve quando ele tiver um 1 e 3 meses, depois com 1 e 6 meses e depois a cada 6 meses até que seu filho complete quatro anos de idade.
A partir dos 4 anos: até o início da adolescência leve seu filho para consultar com o pediatra pelo menos uma vez por ano.
Adolescência: assim que for observado o primeiro sinal de aparecimento de broto mamário nas meninas e aumento do volume dos testículos no menino ou outras características que indicam que eles estão entrando na puberdade, o retorno ao médico pediatra deve ser imediato, mesmo que não esteja no período previsto.
ATENÇÃO: Fora desta rotina, leve seu filho para uma consulta com o pediatra sempre que houver alguma demanda. Não medique seus filhos sozinho ou por indicação de alguma pessoa que não seja um médico.