Cada pessoa tem um propósito e um papel no mundo: por meio de suas atividades, o indivíduo contribui diretamente para a construção e sobrevivência da sociedade como um todo. Todas as ações humanas são significativas, desde tomar banho e se vestir até cuidar da saúde de pessoas ou construir um prédio.
Ao longo da vida, porém, algumas pessoas adquirem limitações físicas, emocionais ou psicológicas que podem impedir a realização de suas atividades. A Terapia Ocupacional é uma ciência da saúde que atua justamente na prevenção, habilitação ou reabilitação das pessoas que possuem algum tipo de disfunção ocupacional que atrapalhe a realização de suas atividades da vida diária.
Benefícios da Terapia Ocupacional
A principal função da Terapia Ocupacional é oferecer qualidade de vida por meio da prevenção e reabilitação, incentivando a pessoa a readquirir autonomia e independência — que, por algum motivo, foram bloqueadas.
Enquanto um fisioterapeuta atua mais na recuperação da parte física e motora do paciente, o terapeuta atua na questão emocional, ajudando o indivíduo a voltar à sua rotina. O profissional de Terapia Ocupacional trabalha na reorganização do paciente, tornando-o capaz de realizar atividades rotineiras como calçar o sapato, segurar o garfo e se vestir sem precisar da ajuda de outra pessoa.
O terapeuta é como um guia para saúde mental e, além de auxiliar no retorno das funções motoras, ajuda no processo de ressignificação das ações e sentimentos por meio de diversos tipos de atividades, fazendo com que o paciente descubra como viver com saúde e bem-estar.
Para quem é indicada?
A Terapia Ocupacional é indicada para crianças que apresentam atraso no desenvolvimento ou nas atividades escolares, além de pessoas que sofreram danos cerebrais ou físicos e precisam reaprender a realizar as atividades cotidianas.