Para ajudar no processo de desenvolvimento, seguem orientações quanto ao treino e aprimoramento da linguagem da criança durante a primeira infância:
-Garantir que a criança esteja com a atenção ao rosto do falante, para isso devemos ficar na altura/ no mesmo nível dela e se necessário, utilizar estratégias para esse foco, como levando o item no qual ela está interessada para próximo do nosso rosto, fazendo a criança direcionar o olhar;
-Incentivar cumprimentos e relações interpessoais;
-Auxiliar no processo de atenção compartilhada, com jogos interativos, nos quais cada um tenha sua vez de jogar, treinando também situação de esperar/aguardar e garantindo que o foco da criança se mantenha nessa tarefa;
-A troca de turnos pode ser incentivada com as seguintes atividades: construção de torres intercalando as pessoas para adicionar blocos; usar objetos com barulho, cada um tem a sua vez de fazer o som; cada um desenha uma coisa, fantoches/miniaturas falando em uma brincadeira e quebra-cabeças simples, trocando turnos para encaixar as peças;
-Ensinar que é possível realizar novas tentativas para que o que planejamos ocorra, reforçando as atitudes positivas da criança;
-Desenvolver o simbólico, aproveitar brinquedos e principalmente objetos para criar novas atividades com eles, explorando o item e a criatividade;
-Cantar uma música junto com a criança e incentivá-la a imitar seus gestos ou completar trechos;
-Sentar-se de frente para a criança, olhando para o rosto dela; usar carros e bolas para empurrar e rolar um para o outro; você ou a criança podem dizer "já" para fazer o outro empurrar o brinquedo;
-Incentivar o jogo simbólico: você e a criança reproduzem na brincadeira situações de vida diária; depois tentam reproduzir situações com bonecos e brinquedos (comer, dormir).
-Apresentar um grupo de objetos ou figuras e pedir para a criança pegar as três ou quatro solicitadas;
-Escolher três objetos e/ou figuras e solicitar que a criança realize uma ação com eles, ou com cada um deles;
-Dar instruções de três ou mais itens para a criança executar na mesma ordem oferecida;
-Ler histórias curtas com imagens, mostrar primeiros as imagens, nomear personagens, ver o que a criança acha que vai acontecer e deixar ela participar do processo, deixando-a falar, depois contar e desenhar/pintar a experiência junto com quem realizar a tarefa com ela;
-Apresentar desenhos em preto e branco e pedir para a criança pintar cada imagem de uma cor;
-Incentivar a criança a escolher refeições, vestimentas, brinquedos, brincadeiras (exemplo: "Você quer leite ou suco?"; "Vamos dar água ou comida para o cachorro?");
-Brincar de eco, reproduzindo palavras que uma outra pessoa emitiu estando escondida, ou com a boca tampada, ou com a criança de olhos fechados;
-Apresentar imagens de categorias semânticas diferentes (como vestuário, alimento, locais, brinquedos, animais, entre outros) e inicialmente nomear para a criança;
-Pedir para a criança apontar/pegar figuras solicitadas dentre vários itens; assim como parear figuras iguais e nomear imagens tanto frequentes, como menos familiares;
-Utilizar jogos como Lince, Memória, Dominó, etc., para treinar o próprio reconhecimento, pareamento e nomeação;
-Criar cenários para a criança escolher as imagens e colocá-las nos locais corretos;
-Mostrar objetos concretos e seus pares em figuras, aproveitar e treinar conceitos, como cor, forma e tamanho;
-Treinar vocabulário com imagens cotidianas que demonstram ações;
-Usar imagens para treino de designação de funções, “Para que serve...?”;
-Treino de elaboração de perguntas e respostas, com “O que, como, onde, etc.”;
-Descrever imagens de situações cotidianas, ou sequências de até duas figuras, com perguntas: “O que está acontecendo aqui” e variações;
-Colar imagens em sequência, criando uma frase;
-Após a produção da criança, dar um feedback auditivo do padrão correto, emitindo a palavra novamente de forma adequada, inserindo-a na própria fala.