A musicoterapia é um tipo de tratamento que utiliza músicas com letra ou somente na forma instrumental, além de instrumentos como violão, flauta e outros de percussão onde o objetivo não é aprender a cantar ou tocar um instrumento, mas saber reconhecer os sons de cada um ter a possibilidade de expressar suas emoções através destes sons.
Estimula o bom humor, aumenta a disposição e consequentemente, reduz a ansiedade, o stress e a depressão e além disso ainda:
â–ªï¸ Melhora a expressão corporal
â–ªï¸ Aumenta a capacidade respiratória
â–ªï¸ Estimula a coordenação motora
â–ªï¸ Controla a pressão arterial
â–ªï¸ Alivia as dores de cabeça
â–ªï¸ Melhora os distúrbios do comportamento
â–ªï¸ Auxilia em doenças mentais
â–ªï¸ Melhora a qualidade de vida
â–ªï¸ Ajuda a tolerar o tratamento contra o câncer
â–ªï¸ Ajuda a suportar dores crônicas
A musicoterapia tem sido cada vez mais praticada em escolas, hospitais, lar de idosos, e por pessoas com necessidades especiais. No entanto, esta técnica também pode ser feita durante a gravidez, para acalmar bebês e na terceira idade, mas deve ser orientada por um musicoterapeuta.
A música age diretamente na região do cérebro que é responsável pelas emoções, gerando motivação e afetividade, além de aumentar a produção de endorfina, que uma é substância naturalmente produzida pelo corpo, que gera sensação de prazer. Mais do que lembranças, a música quando usada como forma de tratamento pode garantir uma vida mais saudável.