A Terapia Ocupacional Infantil visa promover a prevenção, tratamento e reabilitação de crianças que apresentem quadros de alterações sensoriais, afetivas, cognitivas e psico-motoras.
O objetivo é auxiliar essas crianças no estabelecimento das suas atividades e proporcionar uma maior autonomia no dia-a-dia e em seu próprio desenvolvimento.
Será que meu filho precisa de Terapia Ocupacional?
Quando uma criança não completa as etapas esperadas do desenvolvimento infantil, ou responde de forma diferente aos estímulos sensoriais do ambiente, a Terapia Ocupacional Infantil pode auxiliar avaliando o motivo pelo qual esta mudança está ocorrendo e planejando estratégias que auxiliem no desenvolvimento dessas habilidades.
Em alguns casos, mesmo com as brincadeiras e estimulações realizadas pelas mamães e papais, a criança pode não responder conforme o esperado.
Nesse momento, o terapeuta ocupacional infantil tem as estratégias e recursos necessários para avaliar e intervir no desenvolvimento do pequeno.
O importante é fazer a criança vivenciar todos os estímulos necessários. Assim, ela terá um desenvolvimento motor, cognitivo e sensorial completos, e será capaz de aprender novas habilidades.
Quais são os sinais de alerta para identificar estas dificuldades?
Algumas crianças apresentam dificuldades em aprender novas habilidades. Outras a interagir socialmente ou realizar suas atividades de higiene e auto-cuidado.
Isso acontece quando os sentidos responsáveis por receber as informações do ambiente não estão processando as informações corretamente.
Por exemplo:
• Visão: a luz incomoda ou a criança se interessa muito por luzes e por brinquedos que se movimentam.
• Audição: alguns sons incomodam ou a criança busca muito ouvir num volume alto.
• Olfato e paladar: a criança rejeita alguns alimentos ou come mais do que o esperado.
• Tato: a criança se incomoda em ficar suja, ou com alguma textura de roupa ou no cabelo ou busca passar as mãos nas coisas.
• Vestibular: a criança não gosta de colo ou de brinquedos de parquinho ou fica correndo e balançando.
• Propriocepção: a criança parece desajeitada ao se movimentar, ou cai muito, ou pula e corre muito.
Alguns desses exemplos, configuram como uma disfunção de Integração Sensorial, que é quando o corpo tem dificuldade de processar e integrar todos os sentidos. Mas não se preocupem, a Terapia Ocupacional também pode ajudar a melhorar essas alterações.
É muito comum que a Terapia Ocupacional Infantil seja feita em conjunto com a Terapia Fonoaudiológica.
As duas terapias aplicadas em conjunto podem trazer benefícios para a evolução da criança em mais de uma área do desenvolvimento.