• Habilidades da vida diária, tais como o treinamento do toalete, vestir-se, escovar os dentes, pentear cabelos, calçar sapatos, e outras habilidades de preparação;
• Habilidades motoras finas necessárias para a realização de caligrafia ou cortar com uma tesoura;
• Habilidades motoras utilizadas para andar de bicicleta;
• O sentar adequado, percepção de competências, tais como dizer as diferenças entre cores, formas e tamanhos;
• Consciência corporal e sua relação com os outros;
• Habilidades visuais para leitura e escrita;
• Brincar funcional, resolução de problemas e habilidades sociais;
• Integração dos sentidos, realizado através da abordagem de integração sensorial com objetivo de diminuição de estereotipias;
Ao trabalhar sobre essas habilidades durante a terapia ocupacional, uma criança com autismo pode ser capaz de:
• Desenvolver relacionamentos com seus pares e adultos;
• Aprender a se concentrar em tarefas;
• Expressar sentimentos em formas mais adequadas;
• Envolver-se em jogo com os pares;
• Aprender a se auto-regular;
• Realizar atividades mais refinadas como: escovar dentes, lar laço, vestir-se etc.
• Independência;
• Aprendizagem;
• Autoconfiança;
Enfim, um objetivo de extrema relevância da Terapia Ocupacional é orientar as Famílias, bem como professores e demais profissionais que precisam de ajuda para compreender e sabe lidar com crianças portadoras de autismo, para que estas se desenvolvam e consigam interagir nos ambientes que frequentam e com as pessoas com as quais convive.