Limpar o ouvido em casa é uma prática frequente e necessária, porém, nem sempre executada da forma correta. Muitas pessoas fazem a higienização utilizando objetos pontiagudos, os quais podem causar danos, inflamações, dores, perfurações e, até mesmo, a perda da audição.
Então, qual a maneira certa para fazer a limpeza do ouvido com segurança? No post de hoje, separamos as informações mais importantes sobre o assunto. Continue a leitura e confira algumas dicas de como higienizar os seus ouvidos corretamente. Vamos lá?
Qual a importância de higienizar os ouvidos?
A limpeza dos ouvidos tem como objetivo principal remover o excesso de cera acumulada. Também conhecida como cerume, o que muitos pensam se tratar apenas de sujeira, essa substância exerce um papel muito importante na proteção dos ouvidos contra a poeira, os micro-organismos e outros elementos nocivos.
No entanto, quando a cera acumula, ela pode gerar problemas. Ao formar uma barreira no canal auditivo, isso provoca abafamento, aumenta o risco de infecções e a coceira e pode causar problemas na audição. Por isso, é preciso removê-la.
Sintomas de cerume impactado
O excesso de cera acumulada produz um tampão nos ouvidos — conhecido como cerume impactado — que causa os seguintes sintomas:
- dor;
- audição afetada;
- zumbido;
- odor forte;
- tontura;
- tosse.
Se você está com esses sintomas, procure ajuda médica para que ele remova o cerume acumulado — somente o profissional dispõe dos equipamentos adequados para isso, como pinças e instrumentos de sucção e irrigação, e sabe executar o movimento sem causar danos ao seu ouvido.
O seu papel é, portanto, fazer a limpeza caseira de forma adequada para evitar que esse problema aconteça.
Quais os riscos de uma limpeza inadequada?
Você não deve — jamais — inserir objetos pequenos e pontiagudos, como cotonetes, grampos e tampas de canetas, nos ouvidos. Esse hábito faz com que a cera seja empurrada para regiões mais profundas do canal auditivo, ficando acumulada e resultando em cerume impactado.
Além disso, o hábito de inserir objetos no ouvido pode causar lesões aos tecidos, inflamações, infecções e até provocar a perda audição. Por isso, a orientação médica é não colocar nada que seja menor que seu cotovelo quando for limpar o ouvido.
Como higienizar os ouvidos corretamente?
A limpeza caseira não deve ser profunda, ou seja, apenas a área mais externa da orelha precisa ser higienizada. Na hora de limpar, você pode contar com alguns recursos — todos eles muito seguros e que não causam danos aos ouvidos:
- pano úmido: suficiente para retirar o excesso de cera acumulada na parte externa do ouvido;
- soro fisiológico: utilizado por algumas pessoas para amolecer a cera de ouvido;
- amolecedor de cerume: necessário em certas condições para amaciar o cerume resistente — procure a orientação de um médico ou farmacêutico.
Agora que você descobriu nossas dicas de como limpar o ouvido, siga todas elas para fazer uma limpeza caseira segura e que não ofereça riscos para a sua saúde auditiva. Além disso, fique sempre atento aos sinais do seu corpo e procure ajuda profissional sempre que sentir algum sintoma desconfortável — isso é muito importante para evitar e tratar infecções.