Embora muito negligenciado pela maioria das pessoas, o exame auditivo é muito importante para garantir o seu bem-estar e qualidade de vida. Isso porque a perda da audição acontece gradativamente e, por isso, nem sempre o indivíduo se dá conta de que está com dificuldades para ouvir, pois determinadas situações de sua rotina se tornam normais, como pedir para as pessoas repetirem o que falaram, assistir TV com o volume alto e outras circunstâncias que poderiam eventualmente apontar uma deficiência auditiva.
Em alguns casos, a dificuldade de ouvir não está diretamente ligada à perda de audição obviamente. Mesmo assim é preciso estar atento e realizar um check-up para se certificar de que a sua audição está saudável.
Para ajudar você nesse sentido, preparamos este artigo para explicar o que é o exame auditivo e como funciona. Continue a leitura e confira!
O que é o exame auditivo?
O exame auditivo (também conhecido como audiometria) tem como objetivo analisar e avaliar a capacidade que o paciente tem de ouvir e interpretar os sons. Por meio dele, o fonoaudiólogo consegue identificar possíveis alterações no sistema auditivo e orienta o paciente quanto às medidas que precisarão ser tomadas, incluindo tratamentos.