Embora estatisticamente sejam os de menor incidência entre os cânceres de pele, os cânceres do tipo melanoma são os mais perigosos, por terem a capacidade de invadir qualquer órgão e de se espalhar pelo corpo. Isso pode acontecer muito rapidamente, em questão de poucos meses.
Daí a grande importância do autoexame periódico da pele (que deve ser feito todos os meses) e dos check-ups dermatológicos (estes pelo menos uma vez ao ano, podendo haver a necessidade de visitas mais frequentes, dependendo do quadro clínico do paciente), em consultório médico.
Outro tópico importante é o de que pessoas morenas e negras também estão sujeitas a ter câncer de pele. Apesar desse problema atingir, de uma forma geral, bem mais às pessoas de pele clara, as estatísticas mostram que um tipo bem agressivo de melanoma (melanoma acral) é mais comum de acontecer em pessoas de pele negra.
Soma-se a isso o fato de que no Brasil temos sol intenso e calor o ano inteiro, sendo que nem sempre as medidas de fotoproteção são seguidas à risca, como se deve. Assim, temos então razões mais do que suficientes para que a visita ao dermatologista seja encarada como uma visita de rotina obrigatória.
Cuidar bem da pele está longe de ser uma mera questão de vaidade. É uma medida importante para a saúde e para a longevidade.
Saiba mais sobre o melanoma
O câncer de pele do tipo melanoma está entre os mais perigosos porque tem a capacidade de invadir qualquer órgão e de se espalhar pelo corpo, causando metástase e levando o paciente a óbito.
Esse tipo de câncer é originário dos melanócitos, as células responsáveis pela produção de melanina na pele. Como a melanina é a substância que dá cor à pele, os melanomas tendem a ser lesões escuras.
Um jeito bastante esclarecedor para ajudar a pessoa a identificar lesões suspeitas é o chamado ABCDE. Entretanto, isso NÃO deve ser tomado como uma sentença diagnóstica. Toda lesão suspeita deve ser sempre avaliada por um dermatologista e, mesmo se não notarem nenhum sinal na pele, todas as pessoas devem fazer um check-up dermatológico anual, com um especialista.