Avaliação Neuropsicológica Infantil é um ramo da ‘Neuropsicologia’ que é uma importante área da psicologia em plena expansão no país. É uma ciência que estuda de modo aprofundado o funcionamento cerebral, os processos cognitivos superiores e suas relações com o comportamento humano.
O neuropsicólogo atua principalmente em consultórios, hospitais e clínicas, auxiliando na avaliação de crianças, adultos e idosos que possam apresentar algum comprometimento neurológico. Muitos psicólogos têm buscado a Neuropsicologia como uma forma bastante diferenciada de especialidade.
Isso tem ocorrido principalmente por se tratar de uma área de bastante ascensão. E no contexto da Avaliação Neuropsicológica Infantil há um leque de oportunidades.
Avaliação Neuropsicológica Infantil: demanda frequente no cotidiano do psicólogo
Isso acontece porque a avaliação psicológica de crianças é uma demanda frequente no dia a dia do psicólogo. Tanto no contexto clínico, como no educacional. É bastante utilizada em casos de dificuldade para se concentrar, problemas no aprendizado, hiperatividade, depressão, baixa autoestima, dificuldades de socialização, bullying, entre outros comportamentos que merecem acompanhamento psicológico.
Possui um caráter preventivo importante, pois possibilita alguns diagnóticos ainda na infância. Através da identificação precoce dessas condições é possível realizar um tratamento terapêutico com a criança e evitar o surgimento de consequências para o desenvolvimento ao longo da vida.
Um outro benefício é que por meio da avaliação psicológica é possível traçar uma linha terapêutica mais eficaz. Porque a Neuropsicologia é toda pautada em ciência. Ela é uma linha da Psicologia mais científica, ao lado da área de Avaliação Psicológica.
Testes Psicológicos só com Psicólogo (a)
Atenção!!! Segundo o Conselho Federal de Psicologia, apenas psicólogos podem realizar psicodiagnóstico ou avaliação psicológica através de testes psicológicos. Estes profissionais possuem conhecimentos e habilidades específicas para a profissão.
Desafios
O maior desafio atualmente na Neuropsicologia está relacionado com a interpretação adequada dos resultados. Encontrar profissionais capacitados que possam fazer essa interpretação de forma adequada é um desafio. E o desafio maior é você ser assertivo na conduta terapêutica.
O psicólogo deve estar capacitado para identificar um conjunto de variáveis, cuja avaliação é relevante para cada caso. As técnicas principais, além da testagem, são observações e entrevistas.
Inicialmente, realiza-se a anamnese (questionário feito aos pais), momento em que a vida da criança é investigada, desde a gestação. Depois, são aplicados testes psicológicos relacionados ao problema em questão. E por último, a devolutiva com os pais onde é descrito o diagnóstico e prognóstico.
Existem casos em que não há a necessidade de psicoterapia, apenas com orientações psicológicas pode ter a resolução do problema.
Além disso, também são necessários testes específicos para diferentes fases do desenvolvimento. Outra coisa importante é oferecer um ambiente que permita que a criança se sinta à vontade para se expressar no momento dela e na linguagem dela.
Em alguns casos, pode ser necessária também a avaliação de aspectos não-psicológicos. Portanto, é importante que o psicólogo esteja preparado para estar em contato com outros profissionais para a realização de um trabalho conjunto (médicos, fonoaudiólogos, etc.).
O que é importante saber?
Cada vez mais, testes psicológicos vêm sendo aplicados no cenário infantil. Dificuldades no desempenho escolar, com adaptação e socialização estão entre os casos mais frequentes. Por isso, é importante que os pais fiquem atentos. Caso surjam sinais e sintomas, é preciso procurar um especialista da área para que possam receber as orientações necessárias.
A Neuropsicologia vem sendo a cada dia mais procurada, além de ser muito indicada por médicos, psicopedagogos e especialistas, de um modo geral, na área da Educação. Através de testes na área da inteligência, da memória, da percepção, da atenção e de vários outros é possível contribuir para o desenvolvimento das crianças atendidas.