TEA (Transtorno do Espectro Autista)
• Transtorno que afeta o desenvolvimento global da criança. Intenção comunicativa costuma estar diminuída.
• A criança apresenta interesses fixos por determinados objetos ou atividades específicas (áreas de hiperfoco) e não lida bem com substituições. Seu comportamento é estereotipado e repetitivo.
• Apresenta uma maior rigidez mental e geralmente não lida bem com mudanças na rotina.
• Ecolalia sem função comunicativa.
• Percepção fragmentada do ambiente ao seu redor. Dificuldade em avaliar pessoas e ambiente, e reagir adequadamente. Pode aprender a executar tarefas e seguir rotinas, mas diante de algo inesperado para o qual não foram preparadas, podem se sentir perdidas. Podem ter crises ou se comportar de maneira indiferente ou agressiva.
TDL (Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem)
• Transtorno que afeta linguagem e habilidades relacionadas. Geralmente existe intenção comunicativa.
• Embora a criança tenha preferência por determinados brinquedos ou personagens, existe uma maior gama de interesses. A criança realiza atividades variadas e está aberta a novas propostas.
• Aceita mudanças na rotina.
• Pode haver ecolalia como intenção de comunicativa.
• Habilidade reduzida em avaliar as pessoas, o ambiente e se comunicar de maneira adequada. Não sabe iniciar, conduzir ou encerrar uma comunicação verbal ou não verbal.
*Tabela de referência. Para um diagnóstico conclusivo é necessário uma avaliação profissional.