O Brasil é o quarto país com o maior número de diabéticos do mundo. Hoje, cerca de 12,5 milhões de brasileiros convivem com a diabetes. E uma das principais complicações relacionadas à doença é o pé diabético. Um problema, que avança de forma silenciosa, e já é a maior causa de amputações não traumáticas.
Pé diabético
O pé diabético é uma doença crônica caracterizada pela elevação da glicose no sangue. Ela acontece quando uma ferida ou inflamação se transforma numa úlcera, por causa de um descontrole nos índices de glicemia ou deficiência na circulação do sangue.
Com o agravamento da doença, a sensibilidade dos pés é comprometida e a circulação de sangue torna-se mais difícil. Consequentemente, ocorre o endurecimento das artérias, o que impede que o sangue chegue aos pés. Em casos mais graves, pode acarretar até em uma amputação. Portanto, os cuidados com pé diabético são importantíssimos e não devem ser negligenciados de forma alguma.
Cuidados com pé diabético em casa
Faça uma inspeção diária nos pés
Um dos cuidados com pé diabético diz respeito à prevenção do problema. É importante examinar e observar os membros inferiores com atenção em busca de ferimentos. Com ajuda de um espelho, verifique se há manchas escuras ou vermelhas, feridas, inflamações ou alguma outra deformação. A qualquer sinal desses sintomas, procure imediatamente um médico.
Lave e seque os pés corretamente
Lavar e secar os pés corretamente são cuidados essenciais para mantê-los saudáveis. Para isso, comece lavando os pés somente com água morna e sabonete neutro. Seque bem o vão dos dedos, que é a área onde surgem as frieiras. Por fim, passe um hidratante nos pés, mas evite passá-lo entre os dedos, na sola ou nas feridas.
Atente-se à temperatura da água
Um dos principais cuidados com pé diabético é não usar água acima de 37ºC. Utilizar uma temperatura inadequada para limpeza dos pés pode causar queimaduras à pele.
Não ande descalço
É totalmente desaconselhável que pessoas portadoras de diabetes andem descalças, de chinelo ou com algum outro calçado aberto. Os pés expostos ficam mais suscetíveis a contrair infecções ou feridas que, posteriormente, podem agravar a doença.
Use meias e calçados adequados
Quem sofre de pé diabético deve usar meias claras, sem costura ou com a costura para fora. Além disso, as meias não devem ser apertadas, nem mesmo acima dos joelhos. É indicado o uso de calçados confortáveis do tamanho certo, nem grandes, nem pequenos. Evite calçados com costuras irregulares ou reentrâncias. Esses são cuidados com pé diabético essenciais para evitar pressão inadequada sobre os membros.
Peça ajuda para cortar as unhas
Para cortar as unhas, peça ajuda profissional de um podólogo. Caso note algum calo ou calosidade, não trate sozinho. Busque orientação de um profissional de saúde. O mesmo vale para o aparecimento de bolhas, cortes ou feridas.