Adaptar-se aos aparelhos auditivos é uma tarefa que exige tempo. Portanto, se você precisa ajudar alguém na adaptação, é preciso ter paciência e compreensão, pois cada pessoa tem uma maneira de se habituar.
Devido a isso, muitas dúvidas surgem antes de procurar um profissional. As pessoas querem saber como é a adaptação, quais são os principais receios, quanto tempo leva para o paciente se adaptar, entre outros questionamentos.
Pensando nisso, escrevemos este artigo para contar como todo o processo de adaptação funciona. Quer saber mais? Continue lendo e confira!
Quais são os principais receios que as pessoas têm quanto aos aparelhos?
Muitas pessoas desistem de usar o aparelho auditivo porque têm receio de não se adaptar e não saber como utilizar o produto (uso, limpeza, manutenção etc). Esses são os principais motivos que impedem o paciente de experimentar o aparelho e mudar de vida.
Devido a isso, é de suma importância que o idoso seja conscientizado do valor que o aparelho auditivo traz para a sua vida. Explique que ele poderá voltar a conversar com seus amigos sem constrangimento e, além disso, será possível voltar a realizar as suas atividades rotineiras, sem precisar da ajuda de terceiros.
Como é a adaptação?
A adaptação ocorre aos poucos, principalmente, se o paciente já sofre com a perda auditiva por muito tempo. Mas, por que a adaptação não é instantânea? A adaptação não é instantânea porque o cérebro precisa se reacostumar a ouvir, pois ele perdeu o estímulo sonoro.