Todos sabemos que o que comemos tem grande influência em nosso corpo, inclusive na pele. Hoje em dia, existem inúmeros tratamentos de beleza que prometem manter uma pele bonita e saudável, e, além disso, retardar o envelhecimento.
Porém, não basta passar pelos procedimentos estéticos sem cuidar da alimentação. O ideal é unirmos os tratamentos estéticos adequados a uma boa nutrição. Esta, sem dúvidas, é a melhor forma de nos cuidarmos, com os melhores efeitos.
Além da vaidade, a atenção com a pele é necessária para que se possa evitar doenças, sendo que, por ela, é possível identificar indícios de que algo no organismo não vai bem.
Muito tem se falado sobre a alimentação ultimamente, e, a cada dia, são descobertos mais benefícios de uma alimentação balanceada. Ingerir alimentos saudáveis e ricos em nutrientes traz vários benefícios para a pele, desde aparência bonita até diminuição dos riscos de desenvolvimento de algumas enfermidades. Ao contrário disso, uma má alimentação pode trazer grandes prejuízos.
Quer saber mais sobre como a alimentação impacta na pele? Então veja o que preparamos para você:
O poder dos alimentos para a saúde da pele
Quando ingerimos determinados alimentos, nem sempre sabemos o quanto influenciam a nossa pele. No entanto, eles têm um grande poder: ajudam na manutenção e saúde da derme, colaborando com várias ações, tais como bronzeamento, cicatrização, controle da oleosidade, prevenção de manchas, espinhas e envelhecimento precoce. Por exemplo, os itens ricos em antioxidantes são fundamentais para a saúde e aparência jovem dela.
Além de alimentos que são ricos em nutrientes, ingerir água na quantidade adequada é fundamental para que se consiga uma pele hidratada — e com melhores resultados em tratamentos estéticos.
São cuidados como esses que ajudam a combater os radicais livres e proporcionam maior vigor e boa aparência. Dessa forma, é imprescindível conhecer quais são os alimentos benéficos e quais são os que prejudicam a saúde de nossa pele.
Alimentos que devem ser consumidos com cuidado
Alguns alimentos, como aqueles com alto teor de açúcar e muito processados, devem sempre ser evitados ou substituídos pelas opções mais saudáveis. Para saber mais, veja esta lista com alguns desses itens:
Doces: embora sejam agradáveis ao paladar, seu consumo exagerado estimula a reação entre uma proteína e um carboidrato, o que afeta as proteínas de longa duração, como o colágeno, que é fundamental para uma pele saudável.
Bebidas alcoólicas: quando há consumo de bebidas alcoólicas, o organismo precisa trabalhar mais para metabolizar o que foi ingerido. Por causa disso, acaba ocorrendo a desidratação da pele. E, quanto maior a concentração de álcool, maior o trabalho que o metabolismo terá para hidratar o corpo, nem sempre conseguindo fazê-lo corretamente, o que acaba levando ao ressecamento da pele.
Cafeína: Tem efeito diurético, diminuindo, portanto, a umidade do corpo. Se consumida em excesso, pode causar problemas dermatológicos, além da perda de vitaminas e minerais.
Refrigerantes: por ser uma bebida com alto teor de cafeína, corantes, conservantes, sódio e outras substâncias ruins para o organismo, deve ser evitada por quem deseja ter uma pele bonita e bem cuidada, pois causa enfraquecimento da pele e surgimento de acne, além dos prejuízos para o corpo.
Frituras: alimentos fritos devem ser substituídos por opções mais saudáveis, já que a gordura, além de poder causar problemas de coração, deixa a pele oleosa.
Chocolate: quando se trata do chocolate amargo, pode ser boa opção no cuidado com a pele. Porém, os chocolates ricos em açúcar e gordura não devem ser consumidos com frequência, visto que podem levar ao surgimento de acne e aumento da oleosidade na pele.
Carboidratos refinados: os alimentos que têm grande concentração de carboidratos podem, também, causar surgimento de acnes. Então, sempre que possível, substitua-os por opções saudáveis, como as versões integrais.
Embutidos, carnes processadas e congelados: esses são alimentos que não fazem bem ao corpo e, consequentemente, não contribuem para a manutenção de uma pele bonita e saudável. Sempre prefira os menos industrializados e procure evitar alimentos como mortadela, salsicha, hambúrguer e nuggets.
Laticínios: o leite e seus derivados, por serem ricos em gordura, quando consumidos em grande quantidade podem levar ao aumento da oleosidade da pele, além de causar muitos males ao organismo. Portanto, é preferível utilizar as opções desnatadas ou os leites vegetais.
Alimentos que impactam a pele positivamente
Agora, veja quais são os itens que não podem faltar em seu dia a dia:
Cenoura: tem efeito antioxidante, anti-inflamatório e ajuda no bronzeamento, além de ser rico em betacaroteno, que é excelente fonte de vitamina A.
Laranja: rica em vitamina C, tem efeito antioxidante, que combate os radicais livres e, consequentemente, previne o envelhecimento da derme.
Mamão: excelente fonte de vitamina A, tem capacidade de renovar as células e recuperar os tecidos.
Castanha-do-pará: ótima fonte de selênio, tem propriedade antioxidante, prevenindo que a pele sofra o envelhecimento precoce.
Frutas vermelhas: estas frutas têm grande quantidade de vitaminas C e E, combatendo, assim, os radicais livres e retardando o surgimento das rugas.
Tomate: este fruto é uma ótima fonte de licopeno, betacaroteno e vitamina A, C e E, possuindo efeito antioxidante e prevenindo o envelhecimento da pele.
Azeite: fonte de vitamina E, é excelente no combate ao ressecamento da pele, além de ser ótimo no processo de cicatrização.
Chocolate amargo: tem efeito antioxidante, ajudando a combater os radicais livres e protegendo a pele contra os efeitos da radiação.
Peixes: os peixes ricos em ômega 3, como a sardinha, previnem a inflamação e desidratação, além de atuarem no combate à acne.
Além desses, os alimentos saudáveis, como as demais frutas, as verduras, os legumes, as leguminosas e as oleaginosas, devem ser consumidos de forma variada, para que não haja deficiência na nutrição. Assim, todo o corpo será beneficiado, inclusive a pele. Procure seguir essas recomendações e, sempre que necessário, procure a orientação de um especialista.