Todos nós gostamos (mesmo que seja de vez em quando) de beber uma boa xícara de café. E uma realidade ainda maior: Muitos de nós não conseguimos nem pensar em começar nosso dia sem sentir seu sabor e seu aroma.
Mas devemos tomar cuidado: o excesso de cafeina pode se converter em um vício… Veja o porque a seguir:
Quais são os efeitos do vício em cafeína
Beber café é bom para saúde sempre e quando se faz com moderação. Quando a quantidade que se toma supera o meio litro por dia, é um mau sinal.
Alguns dos problemas que traz a cafeína ao organismo quando se consome em excesso são:
– Nervosismo
– Ansiedade
– Insônia
– Espasmos musculares
– Aumento da frequência cardíaca
– Hipertensão arterial
– Dores de cabeça
– Problemas digestivos
Deixar de consumir cafeína gera síndrome de abstinência?
A cafeína pode provocar uma síndrome de abstinência se for deixada de ser consumida de forma repentina e isso se traduz em dores de cabeça, ansiedade, irritabilidade e até depressão em casos mais raros.
Por sorte existe diferentes maneiras de prevenir o vício em cafeina que está ao alcance de todos. Não é conveniente deixa-la de um dia para o outro porque o organismo não pode se acostumar com a falta de cafeína em tão pouco tempo. Sendo assim veja algumas dicas de como fazer isso gradualmente abaixo:
Como moderar a ingestão de cafeína?
- Troque café por chá verde;
- Consuma frutas e verduras;
- Recorra ao lácteos.
Agora já sabe o que fazer para livrar seu corpo da cafeína, mesmo que seja um pouco. Aproveite esta oportunidade para explorar novos sabores e diversificar sua dieta.