Na era tecnológica em que vivemos, o mundo digital está integrado em nosso dia-a-dia. Os aparelhos eletrônicos são parte essencial da vida de todos, e entram cada vez mais cedo na vida das crianças. Desde a primeira infância, esta nova geração de crianças contou com celulares, tablets e videogames como substitutos dos tradicionais brinquedos infantis.
Essa atual mudança de hábitos em relação ao entretenimento na infância desperta opiniões radicais. Há quem defenda que esta é sim uma mudança positiva, pois o mundo caminha para a era digital e é natural que as crianças acompanhem esse novo formato de leitura da realidade. Entretanto, são muitos os que afirmam que a tecnologia está entrando cedo demais na vida das crianças e, assim, comprometendo diversas experiências importantes para o desenvolvimento do indivíduo durante a infância – como as brincadeiras coletivas, o contato com a natureza, a interação social, etc.
Diante desse panorama polêmico, reunimos as principais opiniões de profissionais da saúde a respeitos dos prós e dos contras dos jogos eletrônicos para crianças:
Benefícios
- Coordenação Motora
- Raciocínio
- Visão
Malefícios
- Sedentarismo
- Lesões
- Escapismo Social