A afonia é quando acontece a perda total da voz, podendo ser de forma repentina ou gradual, mas que não acostuma causar dor ou incômodo, e nem qualquer outro sintoma.
Normalmente é causada por fatores ambientais e psicológicos como a ansiedade generalizada, estresse, nervosismo, ou pressão social, mas também pode ser desencadeada por inflamações na garganta ou cordas vocais, alergias e substâncias irritantes como o tabaco.
O tratamento para essa condição visa tratar o que a desencadeou, e por isso, o tempo até que a voz volte pode variar de acordo com a causa, podendo ser desde nos casos mais leves, 20 horas até 2 duas semanas para a recuperação completa, mas em todos os casos, é comum que a voz volte completamente.
Principais causas
A afonia tem causas variadas, entre as principais estão:
- Estresse;
- Ansiedade;
- Inflamação na laringe;
- Refluxo gástrico;
- Inflamação nas cordas vocais;
- Pólipos, nódulos ou granulomas na laringe ou cordas vocais;
- Gripe;
- Uso em excesso da voz;
- Resfriado;
- Alergia;
- Substâncias como álcool e tabaco.
Quando os casos de afonia estão relacionados com inflamações, seja nas cordas vocais, garganta ou qualquer outra região da boca ou traqueia, é comum a presença de sintomas como dor, inchaço e dificuldade para engolir.
A melhora da afonia costuma acontecer dentro de 2 dias, caso não tenha ligação com inflamações ou alguma outra condição física como uso em excesso da voz e gripe, no entanto caso isso não aconteça, é importante procurar um clínico geral ou otorrino, para que possa ser feito a avaliação e confirmado o que causou a perda da voz.
Como é feito o tratamento
O tratamento da afonia quando não está envolvida com alguma doença e não apresenta uma causa clínica, é feito com o fonoaudiólogo, que junto com a pessoa fará exercícios que estimulam as cordas vocais, em conjunto pode ser recomendado a hidratação abundante e que não se consuma alimentos muito quentes ou muito gelados.
Já nos casos em que a afonia é um sintoma de algum tipo de inflamação, alergia ou algo como pólipos ou nódulos por exemplo, o clínico geral primeiro irá recomendar o tratamento para eliminar a causa, e só depois será feito o encaminhamento ao fonoaudiólogo para que voz seja tratada e a afonia curada.
Além disso, em alguns casos, onde a pessoa apresenta algum transtorno psicológico como a ansiedade generalizada ou irritabilidade em excesso, por exemplo, pode ser indicado a psicoterapia para que os problemas sejam encarados de outra forma e afonia não retorne.