Teste da Orelhinha, você já ouviu falar?
O “teste da orelhinha” ou Triagem Auditiva Neonatal é um exame muito importante que têm como objetivo detectar se o recém-nascido tem problemas ou não de audição, este exame faz parte do protocolo de triagens essenciais e obrigatórias para todos os recém-nascidos. Após a sua realização, é possível iniciar o diagnóstico e o tratamento das alterações auditivas precocemente evitando, desta forma, alterações decorrentes de perdas auditivas. A recomendação é que o exame seja realizado em até 30 dias de vida, preferencialmente entre os sete primeiros dias de vida, porém, caso o recém-nascido já tenha mais de 30 dias, o exame deve ser realizado o mais rapidamente possível. O teste da orelhinha é rápido, indolor e não tem contraindicação, ele é indicado para todos os recém-nascidos, em geral é realizado com o bebê dormindo, mamando ou em repouso, não é necessário furar a orelha nem extrair sangue, o exame é realizado nas duas orelhas e dura em média dez minutos. É de fundamental importância que o exame seja realizado por profissional capacitado e habilitado.
Realização do exame
O teste da orelhinha é rápido, indolor e não tem contraindicação, em geral é realizado com o bebê dormindo, mamando ou em repouso, não é necessário furar a orelha, o exame é realizado nas duas orelhas e dura em média dez minutos.
O exame deve ser realizado por profissional habilitado e capacitado assim como equipamentos devidamente adequados para a realização do mesmo.
O fonoaudiólogo tem papel fundamental durante todas as fases do processo de detecção, diagnóstico audiológico e intervenção precoce das alterações auditivas.