Dos 9 aos 10 meses as crianças iniciam o processo de imitação, começam então, a imitar sons e movimentos que lhes são familiares.
Nessa etapa inicial esses movimentos devem ser visíveis em seu próprio corpo, ou seja, aqueles que ela pode visualizar.
A partir de 12 meses começa surgir interesse em novos modelos de imitação, já envolvendo partes não visíveis ao próprio corpo, como por exemplo, tocar a mão na orelha, mostrar a língua e outros. O mesmo interesse também ocorre para imitação de sons.
Essa habilidade de imitar conduz a criança a ter interesse de reproduzir palavras com fins de comunicação.
Dicas para estimular esse processo:
• Reserve frequentemente um momento para estar disponível para a criança;
• Através de brincadeiras, usando ou não objetos e/ou brinquedos, faça movimentos com seu corpo, a princípio use modelos mais simples, por exemplo, apontar as partes do corpo (mão no nariz, na boca, orelha, olhos) e depois pode começar a aumentar a complexidade gradativamente, solicitando que a criança aponte sem o modelo as partes do corpo, por exemplo, cadê o nariz? E a boca?
• Para estimular sons, use animais em miniatura, fantoches ou brinquedos que encontramos em lojas de departamento que emitem sons de animais, incentive a criança a reproduzi-los. Além desses recursos, é interessante também chamar a atenção da criança para os sons que podemos observar no próprio ambiente, como som da campainha, motor do carro, pássaros cantando e do próprio corpo, como barulhos com a boca, a língua e outros.
Caso a criança esteja nessa fase e não se interessar a realizar imitação ou intenção de se comunicar e/ou interagir com o meio, busque um Fonoaudiólogo para uma Avaliação e orientação.