Para saber quando procurar um psicopedagogo, os pais precisam ficar atentos aos sinais de transtornos de aprendizagem. Percebê-los pode ser uma missão complicada porque os pequenos não costumam se expressar com coerência. Alguns sintomas também podem ser confundidos com má conduta.
Pais interessados em ajudar os filhos a melhorarem o seu relacionamento com o aprender devem observar as suas interações com os elementos que dizem respeito ao meio escolar.
Dessa forma, conseguirão distinguir o que é um sinal de problema com aprendizado e o que é um comportamento inadequado. Para ajudá-los a identificar os principais sintomas, veja a lista abaixo:
1. Falta de atenção
Dois dos principais sintomas dos transtornos de aprendizagem são a desatenção e a falta de concentração, seja na escola ou em casa. Ao tentar concluir atividades domésticas, a criança pode causar pequenos acidentes, derrubando e quebrando objetos.
Já no ambiente escolar, a desatenção é notada no resultado das provas, nos erros cometidos nas tarefas, na falta de presença durante as aulas e na dificuldade para participar de atividades em grupo.
2. Queda nas notas
Outro sinal bastante claro é a redução considerável das notas. A criança começa a ir mal nas provas ou sempre teve notas medianas, e recebe comentários negativos sobre a sua participação em sala de aula.
As notas baixas costumam ser interpretadas pelos pais como preguiça. À primeira vista, parece que o filho não está se esforçando o suficiente na escola. Porém, ele pode estar tendo dificuldades para compreender o conteúdo.
Por isso, é preciso ter paciência para investigar o problema e verificar se não existe uma razão mais complexa para a redução das notas.
3. Dificuldade em fazer trabalhos de casa
As dificuldades em fazer os trabalhos ou tarefas enviadas para casa notam-se na falta de paciência, na frustração por não conseguir concluir uma atividade, na repetição de erros, na demora para finalizar exercícios e nos constantes pedidos de ajuda.
Por conseguinte, o seu filho pode ficar irritado, chorar e emburrar. A melhor maneira de lidar com essa situação é ouvindo as queixas dele para identificar suas dificuldades.
4. Dificuldade para ler, escrever ou fazer contas
Esse sinal é notado quando os pais ajudam os filhos com as tarefas ou atividades de casa. Crianças com transtornos de aprendizagem podem não conseguir ler, escrever ou calcular de jeito nenhum, ou levar mais tempo para dominar essas habilidades.
Neste caso, não adianta os pais insistirem ou ficarem irritados porque a criança não consegue aprender. Ela pode desenvolver um desgosto ainda maior pelo estudo por conta dessas reações.
5. Comportamento atípico
Além de afetar o rendimento escolar da criança, os transtornos modificam o seu comportamento ligeiramente.
Crianças podem expressar emoções mais intensas porque não sabem lidar com os sintomas. Elas não entendem porque não conseguem fazer o mesmo que os seus amiguinhos, então, ficam tristes ou irritadas com mais frequência.
Para não agravar os sentimentos conflitantes dos filhos, os pais devem tratá-los com compreensão. Limites devem ser estipulados, é claro. Entretanto, é compreensível que a criança não saiba gerir as suas emoções e os sintomas do transtorno, respondendo a eles de forma irracional.
6. Ansiedade
Se o seu filho está constantemente ansioso, é imprescindível investigar a razão disso. Como é preciso analisar o comportamento da criança antes de determinar o que ela tem, a sua primeira viagem pode não ser ao psicopedagogo, mas ao psicólogo. Crianças podem ficar ansiosas por uma variedade de motivos!
Se a razão da ansiedade for resultante de um problema de aprendizagem, o profissional fará o encaminhamento para um psicopedagogo.
As crianças expressam ansiedade de modo semelhante aos adultos. Elas têm medo, ficam inquietas, fazem movimentos com as mãos para aliviar a tensão e falam sem parar para descarregar a ansiedade. Do mesmo modo, podem chorar, se esconder, não querer ir à escola ou socializar, e ficar grudadas nos pais.
7. Desinteresse pela escola
Se você possuísse dificuldade para aprender e ainda não soubesse disso, também ficaria frustrado com os estudos, não é?
A criança que não vai bem na escola não quer se sentir irritada ou confusa com o conteúdo apresentado em sala todos os dias, então, perde o interesse.
Quando procurar um psicopedagogo para meu filho?
Ela pode demonstrar relutância em se arrumar para o colégio, não querer estudar, brigar com os pais, reclamar diariamente sobre as aulas, arranjar briga com colegas e assim por diante.
Quaisquer comportamentos extremos devem ser levados em consideração pelos pais. Eles podem ser indicativos de transtornos de aprendizagem ou de outras condições psicológicas que afetam crianças.
8. Problemas na socialização com outros colegas
Outro sintoma que costuma ser resultado da combinação dos demais é a ausência de socialização com colegas, ou socializações estranhas. Os professores costumam ser os primeiros a notarem esse comportamento porque passam mais tempo observando a criança em um ambiente social.
Se os pais forem advertidos por um professor, devem ouvir as suas observações e procurar descobrir o porquê da retração ou da irritabilidade dos filhos, por exemplo.