Manter uma alimentação saudável é fundamental para a saúde do coração. Por atuar diretamente no funcionamento do organismo, a má alimentação pode ser a responsável por inúmeras doenças cardíacas.
Entre as mais perigosas estão o infarto, arritmia, parada cardíaca, doenças vasculares, pericardite (inflamação na camada protetora do coração) e disfunções na aorta (a maior e mais importante artéria do corpo humano).
Por isso, é importante que você fique atento quanto à sua alimentação. Separamos abaixo 3 benefícios de adotar uma reeducação alimentar no seu dia a dia:
1. Previne doenças crônicas
Uma boa alimentação ajuda a prevenir doenças como diabetes, colesterol alto e pressão alta. Por não terem cura, elas são bem perigosas para a saúde. Seus sintomas são amenizados apenas via medicamentos e acompanhamento médico.
Por isso, manter uma rotina de refeições regradas é fundamental. Prefira por incluir alimentos ricos em vitaminas e fibras e pobres em gorduras. Isso evita a criação de placas de gorduras nas veias sanguíneas, protegendo seu coração de um infarto.
2. Auxilia na prática de exercícios físicos
Uma alimentação correta e balanceada traz boas doses de energia para você fazer exercícios ao longo da semana. Além de aumentar a sua disposição, também ajuda a proteger seu coração de doenças, como o sobrepeso.
O ideal é que você pratique algum tipo de exercício físico, ou alguma modalidade de esporte, de duas a três vezes por semana.
3. Ajuda o transporte de nutrientes pelo corpo
As fibras e os sais minerais são importantes para o corpo humano. Quando transportados pelo sangue, fazem sua função de nutrir adequadamente os órgãos.
Já uma alimentação rica em gorduras pode levar a pessoa a desenvolver problemas cardíacos. O acúmulo de gordura nas vias sanguíneas impede a passagem de sangue pelos vasos prejudicando o transporte correto dos nutrientes pelo corpo.
É fundamental que você fique atento com a forma como se alimenta. Por isso, cuide-se!