Homens brasileiros vão menos do que deveriam ao médico por livre e espontânea vontade para avaliações e exames anuais — fizemos uma lista quase utópica para ajudar
É fato que os homens vão menos ao médico por livre e espontânea vontade para fazer check-up, há pesquisas sobre hábitos dos brasileiros feitas pelo Ministério da Saúde que comprovam. O que não é nada bom. É na batelada de avaliações e exames anual que se previnem doenças e se prolonga e melhora a qualidade da vida. Como deixamos para depois coisas que não sabemos muito bem como começar, listamos todos os passos de um check-up perfeito — não vai sobrar nenhuma desculpa para adiar mais.
Antes de tudo, um aviso sincero: este manual é ideal, mas quase utópico. Médicos recomendam que todas as etapas sejam cumpridas anualmente, mas às vezes pode faltar tempo para avaliações tão específicas.
Priorize as primeiras etapas e consulte seu médico para saber de quanto em quanto tempo seu corpo demanda cada avaliação. Tudo depende muito da história de cada indivíduo.
1 — Avaliação clínica
A primeira tarefa é visitar um clínico geral para uma avaliação ampla do corpo. Ele vai identificar doenças e problemas de saúde que possam existir, pedir exames, encaminhar o paciente para especialistas de cada área. Esta etapa serve também para uma avaliação dermatológica, importante para o diagnóstico precoce de um eventual câncer de pele.
2 — Avaliação laboratorial
Esta é aquela batelada de exames que as pessoas associam ao check-up. Sangue, fezes e urina são essenciais para encontrar sinais de anemia, diabetes, colesterol, gordura no organismo, risco cardíaco, insuficiência renal, problemas urinários e verminoses.
3 — Avaliação urológica
A dosagem de PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês) e o exame clínico – com toque renal, se for indicado – são importantes para prevenir do câncer de próstata, de alterações na função erétil e possíveis causas de infertilidade.
4 — Avaliação cardiológica
Ela é composta por eletrocardiograma de repouso, prova de esforço computadorizado e ecocardiograma bidimensional com colordoppler, somente para homens com mais de 40 anos. Hipertensão arterial e doenças coronárias são evitadas deste modo. Para quem tem mais de 65 anos, avaliação de capacidade aeróbica, identificação de arritmias e duplex scan colorido de artérias carótidas e vertebrais são importantes para prevenir problemas da terceira idade.
5 — Avaliação ultrassonográfica
Aqui são examinados abdômen, tieróide e próstata. Esses exames diagnosticam doenças na vesícula biliar, cálculos renais, alterações hepáticas e alterações prostáticas, como a presença de nódulos, o tamanho deles etc. Esses nódulos podem ser benignos ou malignos.
6 — Avaliação respiratória
Uma prova de função respiratória para testar os pulmões. Nada complicado.
7 — Avaliação proctológica
Aí é feita uma retossigmoidoscopia, mas só para homens com mais de 50 anos ou para aqueles com histórico familiar de câncer que tenham mais de 40. Também é feita a análise precoce de pólipos, lesões pre-cancerosas, e o diagnóstico de hemorroidas e similares.
8 — Orientação nutricional
Pois é. Pode não fazer parte daquele check-up convencional do qual você já ouviu falar, mas checar o que está sendo ingerido é fundamental para boa saúde. Nesta etapa são feitas análise de composição corporal por bio-impedância, cálculo de IMC (índice de massa corpórea), e a orientação nutricional com elaboração de programa dietético para combater a obesidade.
9 — Avaliação de estresse emocional
Outra parte que você não colocaria em um check-up simplório. Entrevista com psicólogo para medir o nível de estresse, com aconselhamento sobre vidas pessoal, familiar e profissional.
10 — Avaliação radiológica
Raios-X de tórax, de PA e perfil, fazem o diagnóstico de doenças pulmonares.
11 — Avaliação de imunização
Não é só na infância que temos de tomar vacinas. Esta etapa estuda o esquema de vacinação adulta e dá recomendações para se proteger de doenças como hepatites A e B.
12 — Audiometria aérea e óssea
Fase em que se checa a intensidade auditiva.
13 — Avaliação de estilo de vida
Hábitos são verificados e possivelmente alterados por meio de aconselhamento. Dieta, atividade física, tabagismo, uso de álcool e orientações sobre o sono compõem esta etapa.
14 — Avaliação oftalmológica
Teste de acuidade visual, tonometria, estudo de refração e fundoscopoia. Assim se previne glaucoma e detectam-se alterações da retina.
15 — Avaliação postural
Com aconselhamento ergonômico, para não deixar a postura trazer problemas mais graves.
16 — Momento bem-estar
Uma sessão de relaxamento em uma poltrona que faz massagem também faz parte do check-up perfeito. É um momento de “reflexão”. Esta etapa aqui você pode repetir várias vezes ao ano, se preferir, ok? Relaxe sem moderação.