Uma região da pele que fica mais avermelhada ou que forma bolinhas pode ser resultado de uma picada de mosquito comum, que se resolve em pouco tempo, mas também pode ser sinal de algo mais sério. Por isso, hoje nós vamos falar sobre as doenças que causam manchas vermelhas na pele.
Essas manchas costumam ser sinais pouco específicos para os pacientes, pois elas se apresentam de forma bastante semelhante. Contudo, os olhos treinados do dermatologista são capazes de distinguir as características de cada tipo de mancha.
O chamado rash cutâneo pode surgir por uma infinidade de causas, podendo ou não ser acompanhado por sintomas como coceira, ardência, descamação ou febre. Conheça as principais doenças que causam manchas vermelhas na pele:
1. Brotoeja (miliária)
São manchas avermelhadas, erupções e bolinhas que atingem principalmente crianças e bebês. Trata-se de uma inflamação da pele ocasionada pelo bloqueio da eliminação do suor por fatores como excesso de roupas e permanência em locais quentes e úmidos.
O rash cutâneo costuma aparecer com mais frequência em regiões como tronco, axilas, pescoço e dobras da pele. Na maior parte dos casos, as brotoejas desaparecem sozinhas.
2. Urticária
Consiste em uma irritação da pele caracterizada por “vergões”, lesões avermelhadas que apresentam um leve inchaço e causam muita coceira. A urticária pode surgir em qualquer região do corpo e em pessoas de qualquer idade, atingindo 20% da população ao menos uma vez na vida.
A crise pode ser causada por fatores como medicamentos, alimentos, exposição solar, calor ou frio, mas nem sempre é possível identificar sua origem. A urticária pode ser acompanhada por inchaço em áreas como pálpebras, lábios, língua e garganta, o que pode prejudicar a respiração e ameaçar a vida do paciente.
3. Micose
Todas as infecções causadas por fungos que atingem a pele, o cabelo e as unhas são chamadas de micoses. Essas doenças são contagiosas e apresentam diferentes sintomas de acordo com a espécie do microrganismo em questão.
Alguns tipos podem levar à formação de manchas vermelhas em regiões úmidas e que sofrem atrito constante, como a área entre os dedos dos pés, interior das coxas, virilhas, bolsa escrotal, axilas e embaixo das mamas. As lesões costumam apresentar coceira ou ardência.
4. Dengue, chikungunya e zika
Causadas por vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, essas doenças podem provocar o surgimento de manchas vermelhas e coceira pelo corpo, presentes em até 50% dos casos de dengue e zika e em mais de 90% dos casos de chikungunya.
Outros sintomas importantes são febre acima de 38 graus, dores musculares, dores e inchaço nas articulações, mal-estar e fraqueza.
5. Dermatite seborreica
Trata-se de uma inflamação crônica na pele de regiões como sobrancelhas, orelhas, cantos do nariz e couro cabeludo, causando descamação e vermelhidão. Os sintomas são cíclicos e podem surgir em função de períodos de estresse, banhos muito quentes e temperaturas frias.
A vermelhidão costuma ser acompanhada por maior oleosidade nas regiões afetadas, escamas esbranquiçadas, coceira e ardência.
6. Dermatite de contato
Também chamada de eczema de contato, é uma inflamação da pele diante de um agente que causa irritação ou alergia, como plantas, bijuterias contendo níquel, medicamentos de uso tópico, cosméticos, tecidos sintéticos, detergentes e produtos utilizados em construção.
As manchas vermelhas costumam ser acompanhadas por bolinhas, coceira, dor e queimação. A pele fica seca e áspera e pode apresentar fissuras. Atinge principalmente as mãos de diversas classes profissionais, como auxiliares de limpeza, cabeleireiros e pedreiros.
7. Dermatite atópica
Consiste em uma doença crônica de origem genética e se caracteriza pela presença de erupções avermelhadas que causam coceira, ressecamento da pele e formação de crostas.
O ato de coçar piora a inflação e pode levar à contaminação das lesões por microrganismos presentes nas unhas. A dermatite atópica não tem cura e pode estar associada a alergias respiratórias, estresse emocional e temperaturas extremas, entre outros fatores.
8. Psoríase
É uma doença de pele crônica e não contagiosa caracterizada pela presença de manchas vermelhas com descamação. O paciente pode apresentar ressecamento da pele, levando a rachaduras e sangramento. Pode haver coceira e queimação local.
A psoríase tem um forte componente genético e não tem cura. Os ciclos são desencadeados por fatores como estresse, tempo frio e consumo de bebidas alcoólicas, entre outros.
9. Rosácea
A rosácea é uma doença autoimune e sem cura, com episódios que podem ser recorrentes. É mais comum em mulheres de 30 a 50 anos, mas também pode atingir os homens.
Caracteriza-se por áreas de vermelhidão e bolinhas que lembram a acne, atingindo principalmente as bochechas e o nariz, que podem ficar inchados. As manchas costumam ser acompanhadas por sensação de calor e ardência na pele (flushing facial).
10. Sarna (escabiose)
Trata-se de uma doença contagiosa causada por um ácaro transmitido de pessoa para pessoa ou por objetos contaminados, como roupas e toalhas. O principal sintoma é a coceira intensa, que aumenta ainda mais à noite.
O ácaro causador da sarna penetra na pele e forma túneis, os quais apresentam vesículas avermelhadas em sua extremidade. Essas lesões atingem principalmente os punhos, os dedos das mãos, as axilas e os genitais.
11. Rubéola
Causada por um vírus transmitido de pessoa para pessoa por meio de gotículas de saliva, a rubéola é caracterizada por erupções vermelhas na pele que costumam aparecer primeiro no rosto e depois se espalham para o tronco e os membros.
A doença é particularmente perigosa quando acomete gestantes porque pode causar complicações no bebê, incluindo surdez, catarata, problemas cardíacos e deficiência intelectual.
12. Câncer de pele
O câncer de pele pode se apresentar como pintas ou lesões de diversas cores, incluindo manchas rosadas ou avermelhadas com aparência elevada, formação de crostas e tendência a sangramento.
Tumores cutâneos oferecem grandes chances de cura quando diagnosticados no início, pois os tratamentos são mais eficazes e menos agressivos.
Dessa forma, embora você não deva se desesperar diante de qualquer sinal de lesão, já que existem muitas doenças que causam manchas vermelhas na pele, é importante consultar o clínico geral ou o dermatologista caso esse sintoma persista por vários dias.